08/08/2015
Embalado pelo rap “Eu tenho poder” de Marcelo D2, o produtor de vídeo paulista Fábio Amorim vestiu a camisa do Pegaí – Leitura Grátis e produziu VT para ilustrar a revitalização do ponto de ônibus do campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que está abrigando um armário do projeto de democratização da leitura em Ponta Grossa. A revitalização do local bem como a colocação do armário – antigo painel elétrico – marcaram os dois anos de funcionamento do Pegaí no município.
Para chegar neste resultado, vários artistas deram sua contribuição. O grafite que deu ‘cara nova’ ao ponto de ônibus foi realizado a partir do talento dos grafiteiros Luidhi Lima e Carlos “farinha” Barbosa, de Ponta Grossa. As imagens foram capturadas pelo idealizador do Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, que ao iniciar a proposta em Ponta Grossa já seguiu um dos ‘conselhos de D2’: “Se tu quer fazer história, essa é a hora”. “O vídeo mostra a habilidade artística de todos”, comenta o idealizador, destacando que a criação – tanto do grafite como do vídeo – é dos artistas. “Eu apenas dei o tema e a liberdade para eles criarem”, dispara.
O vídeo de Amorim – fotógrafo profissional e futuro jornalista, mostra em dois minutos o que os grafiteiros levaram seis horas para colocar em prática. “Os artistas fizeram um trabalho fantástico na UEPG. Ilustraram perfeitamente a proposta do Pegaí, que assim como na música ‘Eu tenho poder’, acredita na importância do crescimento intelectual das pessoas”, avalia Cerutti, citando o rap “Crescimento intelectual, com isso que me preocupo, o resto é material”.
Veja o vídeo: