24/01/2017
Incentivando a ressocialização através da arte. Foi assim que o diretor do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Ponta Grossa, o médico Eduardo Bacila definiu a parceria de sua entidade com o Instituto Pegaí Leitura Grátis. A Unimed é a mais nova mantenedora do Hospital de Livros do Pegaí na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. “Tenho certeza que este projeto estará entre os grandes no rol da responsabilidade social da Unimed”, disse.
Para Bacila, ações como a do Pegaí dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa são de suma importância, tanto para a ressocialização quanto para a mudança de perspectiva da sociedade para com os apenados. “Ainda mais no momento em que estamos vivenciando, temos que mostrar e apoiar ações como essa”, avalia, se referindo as constantes rebeliões e fugas no sistema penitenciário brasileiro. O diretor de Desenvolvimento Humano destacou ainda o Hospital de livros como forma de “aproveitar os talentos que estão escondidos” no Sistema Penitenciário.
Idealizadora da parceria, a médica cooperada da Unimed e voluntária Pegaí, Lucimara Maeda, avalia que a responsabilidade social deveria ser inerente em todas as empresas, assim como que o voluntariado para todas as pessoas. “Como cooperada da Unimed e voluntária do Instituto Pegaí Leitura Grátis o que eu fiz neste primeiro momento foi unir duas entidades de sucesso, para uma colaborar com a outra”, explica.
Lucimara ressaltou que o Hospital de Livros do Instituto Pegaí na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa vai além do ‘conserto’ das obras. “Como a missão diz: “dar nova oportunidade para livros e pessoas”. Os apenados, que com o Hospital passaram a ser restauradores, com certeza sairão transformados de lá. Transformados pelo trabalho, pela sua valorização e pelos livros”, avalia.
Além da Unimed Ponta Grossa figuram como mantenedoras do Hospital de Livros, as empresas Virtual Software para Seguros, a Gráfica Iprint, a Agência Eletricka Klupp e a M2 Gráfica Rápida.