05/06/2020
Atualizado em 01/10/2022
Versão atual:
Versão 1.5 – Data: 18/02/2021
Documento em constante atualização.
Esse material foi construído seguindo as orientações e as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do REALM Project (Reopening Archives, Libraries, and Museums), do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Paraná e da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias para a prevenção do coronavírus na sociedade como um todo e em ambientes de acervos bibliográficos.
Contexto: Com as preocupações em torno da COVID-19 como uma prioridade, mas considerando que livros também são essenciais, sendo alimentos para as mentes e aliados em momentos de distanciamento social nos quais devemos ficar em casa, o Pegaí desenvolveu diretrizes para que os livros possam voltar a circular com segurança. Destaca-se que as estantes serão reabertas em etapas, seguindo as orientações aqui descritas e apenas em locais que já estão abertos e em funcionamento, com voluntários trabalhando. Salienta-se que a decisão de reabrir será dos voluntários responsáveis por estantes, os quais deverão demonstrar interesse em reabrir, concordar e se comprometer em seguir nossas diretrizes.
Objetivo: propor diretrizes de atendimento ao público, higienização do ambiente e dos acervos bibliográficos para as Estantes do Pegaí Leitura Grátis no período pós-quarentena dos livros.
Período de utilização do protocolo: enquanto houver a circulação intensa do vírus, alto grau de risco de contágio e não houver vacina, tratamento e/ou comprovação de imunidade. Observando constantemente o cenário da pandemia e as orientações das autoridades de saúde pública, Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Paraná.
Fases de execução: Na primeira fase (maio de 2020 – agosto de 2020) será realizada a preparação para a reabertura das estantes com pesquisa em materiais científicos, elaboração das diretrizes, fluxos de trabalho e protocolo a ser seguido. Esses procedimentos serão testados em estantes específicas, com controle da equipe do Pegaí Leitura Grátis. Em uma segunda fase (junho de 2020 – outubro de 2020), ocorrerá a pesquisa adicional, refinamento das diretrizes definidas e expansão da reabertura das estantes com a possibilidade de que os voluntários responsáveis por estantes que desejarem, poderão realizar o treinamento e aderirem às diretrizes para reabertura das suas estantes. Na terceira fase (outubro de 2020 – setembro de 2021) será realizado o monitoramento, atualização dos procedimentos e comunicação, com o objetivo de retomada total, seguindo as orientações destas diretrizes e dos órgãos competentes, acompanhando a reabertura das atividades presenciais em escolas, bibliotecas, faculdades e universidades.
O que você deve saber:
- As superfícies tocadas com as mãos com frequência são aquelas com mais probabilidade de serem contaminadas, incluindo maçanetas de porta, corrimões, botões de elevador, interruptores de luz, puxadores de armários, alças das torneiras, mesas, bancadas e eletrônicos.
- Estudos recentes (WebMD(US), CDC e REALM Project) afirmam que o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, não se transfere prontamente das superfícies e que sua atenuação pode levar de algumas horas a alguns dias, no caso dos livros novos, cobertos por uma capa plástica, o risco é insignificante após 96 horas e com capa de papelão/papel é insignificante após 24 horas.
- Assim, para a circulação e manuseio seguro de livros, será adotada a quarentena, deixando, tanto os doados/devolvidos isolados por 8 dias antes do manuseio e disponibilização nas estantes.
- Essa quarentena será configurada por um processo com os seguintes estágios:
- Doação e retorno dos livros através das caixas de coleta.
- Quarentena de 8 dias.
- Manuseio seguro dos livros após a quarentena (utilização de máscara e higienização das mãos antes e após o manuseio).
- Lacre do livro com fita específica, que constará a identificação de que o livro passou por quarentena.
- Voltar ao estoque geral e disponibilização nas estantes.
Na sequência deste documento estão destacados pontos importantes em todo esse processo para os responsáveis por estante e para os leitores.
Responsáveis por estantes
A fim de garantir a proteção dos nossos voluntários que realizam a manutenção das estantes, seguem algumas recomendações para os responsáveis com o objetivo de minimizar os riscos de contágio da COVID-19.
- Realize a identificação visual da estante com as orientações sobre a COVID-19, fixando a plaqueta com as 8 recomendações, imagem “TODOS CONTRA A COVID-19”.
- Mantenha uma rotina diária de limpeza nas estantes com produtos recomendados (álcool gel 70%, água sanitária, detergentes ou desinfetantes).
- Siga as recomendações de higiene pessoal, evitando maior risco de contaminação, utilizando máscara de proteção, higienizando suas mãos antes e depois de manusear os livros.
- Oriente e promova o distanciamento recomendado de no mínimo 2 metros entre as pessoas na utilização da estante. Recomenda-se limitar o número de usuários simultâneos através de orientação direta e mídia visual nas estantes para garantir a distância mínima.
- Oriente que as devoluções/doações de livros ocorram exclusivamente nas caixas de coleta, para não as receber diretamente e evitando o contato com mais pessoas;
- Verifique sua caixa de coleta diariamente, crie uma rotina, os livros recebidos por doação/devolução seguirão para a quarentena com as seguintes condições e procedimentos:
- Tempo de duração de pelo menos 8 dias.
- Separe um local para realizar a quarentena, sugerimos duas caixas, uma da semana atual e outra da semana anterior, assim poderá manter o ciclo de quarentena necessário.
- Procedimento:
- O voluntário responsável pela manipulação dos livros deverá higienizar suas mãos antes e depois do manuseio, além de utilizar máscara de proteção.
- Após higienizada as mãos e com a utilização de máscara, deverá retirar os livros da caixa de devolução/doação.
- Transportará até o local determinado para a quarentena.
- Disponha os livros no local de quarentena, de maneira que evite que fiquem empilhados.
- Após o tempo de quarentena dos livros, deverá lacrá-los e identificá-los com fita própria, para então disponibilizar novamente na estante.
- Disponha os livros na estante sem empilhá-los, lado a lado, facilitando a escolha por parte dos leitores.
Os livros disponibilizados nas estantes deverão estar lacrados, certificando que os mesmos passaram pelo processo de quarentena. Caso observe algum livro sem o lacre, coloque-o na caixa de coleta para que realize-se o procedimento de quarentena.
Usuários das estantes (leitores)
A fim de garantir a proteção dos nossos leitores, que são os usuários dos nossos livros, seguem algumas recomendações para minimizar os riscos de contágio da COVID-19 no desenvolvimento do nosso trabalho.
- Siga as recomendações de higiene pessoal, evitando maior risco de contaminação devido ao mau uso, utilize máscara de proteção, higienize suas mãos antes e depois de manusear os livros.
- Evite aglomeração ao redor da estante, mantendo uma distância mínima recomendada entre as pessoas de 2 metros, seja breve.
- Ao chegar em nossa estante, visualize e leia as orientações, então escolha seu livro e só toque no livro que escolher e que esteja com lacre, isso garante que o livro passou por quarentena e evita uma possível contaminação ao tocar vários livros.
- Os livros estão lacrados, certificando que os mesmos passaram pelo processo de quarentena, então não retire o lacre antes de escolher o livro que deseja. Caso observe algum livro sem o lacre, coloque-o na caixa de coleta para que possamos realizar o procedimento de quarentena.
- Ao devolver ou doar um livro, deixe-o alguns dias sem contato e então realize a devolução/doação na caixa de coleta para que o mesmo passe pelo procedimento de quarentena.
- Caso esteja com algum sintoma da COVID-19 fique em casa.
Documento validado por:
Dr. Marcos Fiorentin – CRM-PR 18512
Caroline Freitas de Oliveira – CRB-9/1936
Maria Luzia F. Bertholino dos Santos – CRB 9/986
REFERÊNCIAS CONSULTADAS E RECOMENDADAS
ALEX W H Chin, Julie T S Chu, Mahen R A Perera, Kenrie P Y Hui, Hui-Ling Yen, Michael C W Chan, Malik Peiris, Leo M Poon. “Stability of SARS-CoV-2 in different environmental conditions.” medRxiv. May 2020. DOI. 10.1016/S2666-5247(20)30003-3. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2666524720300033. Acesso em 10 maio 2020.
ATIVIDADES em Bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/atividades-em-bibliotecas-limpeza-higienizacao-e-desinfeccao/. Acesso em: 02 jun. 2020.
CENTERS for Disease Control and Prevention (CDC). “How COVID-19 Spreads.” Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.html. Acesso em: 25 jun. 2020
CLEANING and disinfecting public spaces during COVID-19. Disponível em: https://www.canada.ca/en/public-health/services/publications/diseases-conditions/cleaning-disinfecting-public-spaces.html. Acesso em: 02 jun. 2020.
COVID-19 Guidance for School Libraries. 15 May 2020. Disponível em: https://www.cilip.org.uk/news/506793/COVID-19-Guidance-for-School-Libraries.htm. Acesso em: 02 jun. 2020.
COVID-19 and the Global Library Field. Disponível em: https://www.ifla.org/covid-19-and-libraries. Acesso em: 02 jun. 2020.
HOW Long Does the Coronavirus Live on Surfaces? Disponível em: https://www.webmd.com/lung/how-long-covid-19-lives-on-surfaces. Acesso em: 02 jun. 2020.
LEWIS D. COVID-19 rarely spreads through surfaces. So why are we still deep cleaning? Nature 2021, published 29 January. Full-text: https://www.nature.com/articles/d41586-021-00251-4. Acesso em: 16 fev. 2021.
MANIPULAÇÃO de livros no momento da exposição ao coronavírus. Disponível em: https://ipk.nkp.cz/odborne-cinnosti/knihovni-procesy/ochrana-knihovnich-fondu/manipulace-s-knihami-v-dobe-ohrozeni-koronavirem. Acesso em: 02 jun. 2020.
NEELTJE van Doremalen, Dylan H. Morris, Myndi G. Holbrook, et. al. “Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1” (Correspondence). The New England Journal of Medicine. March 17, 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/ . Acesso em: 10 maio 2020.
RECOMENDAÇÕES da Comissão Brasileira de Bibliotecas – CBBU para elaboração de planejamento de reabertura das bibliotecas
universitárias. Disponível em: http://www.febab.org.br/cbbu/wp-content/uploads/2020/05/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-14-de-maio-1.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
REOPENING Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project. “REALM Project Round 1 Test Results Available. Disponível em: https://www.webjunction.org/news/webjunction/test1-results.html. Acesso em: 10 jul 2020.
REOPENING Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project.”REALM Project Test 2 Results Available”. Disponível em: https://www.webjunction.org/news/webjunction/test2-results.html. Acesso em: 25 jul 2020.
REOPENING Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project.”REALM Project Test 3 Results Available”. Disponível em: https://www.webjunction.org/news/webjunction/test3-results.html. Acesso em: 25 ago 2020.
REOPENING Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project.”REALM Project Test 4 Results Available”. Disponível em: https://www.webjunction.org/news/webjunction/test4-results.html. Acesso em: 05 set 2020.
REOPENING Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project.”REALM Project Test 5 Results Available”. Disponível em: https://www.webjunction.org/content/dam/WebJunction/Documents/webJunction/realm/test5-report.pdf. Acesso em: 10 nov 2020.
REOPENING Archives, Libraries, and Museums (REALM) Project.”REALM Project Test 6 Results Available”. Disponível em: https://www.oclc.org/content/dam/realm/documents/test6-report.pdf. Acesso em: 10 dez 2020.
SYSTEMATIC Literature Review of SARS-CoV-2: Spread, Environmental Attenuation, Prevention, and Decontamination. OCLC and Institute of Museum and Library Services (IMLS). Disponível em: https://www.webjunction.org/content/dam/WebJunction/Documents/webJunction/realm/phase-2-lit-review.pdf. Acesso em: 10 nov 2020.