07/07/2017
Na semana em que completou quatro anos de atuação em Ponta Grossa, o Pegaí Leitura Grátis colocou a disposição dos leitores ponta-grossenses mais uma estante. Desta vez foi na Praça de Atendimento da Prefeitura Municipal. Lá foi instalada a ‘Vandinha’, a segunda geladeira customizada pelo Pegaí Leitura Grátis em parceria com artistas do grafitti. A obra foi assinada pelo grafiteiro Luidhi Lima.
A geladeira recebeu este nome, pois seu desenho foi inspirado na ‘Família Addams’, que tem a Vandinha como uma de suas integrantes. O Pegaí já conta com outros personagens no seu roll de ‘estantes e tonéis’ famosos. Harry Potter, Emília e a Cuca, as duas últimas personagens de Monteiro Lobato, estão entre eles.
A estante de disponibilização de leitura localizada na Prefeitura funciona da mesma forma que as demais, basta que os interessados se dirijam até a Vandinha, escolham seu livro, levem para casa, leiam em seu tempo e devolvam nos locais destinados à doações e devoluções. Há um deles, ao lado da geladeira na Praça de atendimento. Por isso quem for à Prefeitura Municipal, além de escolher sua próxima leitura, pode levar exemplares para doação.
“O material recebido passa por triagem, é etiquetado e carimbado. Somente depois desse processo, ele é colocado à disposição dos leitores nos locais de coleta e retirada. Vale lembrar que não são aceitos materiais de estudo, somente obras literárias”, explica a voluntária responsável da estante na praça de atendimento, Juliana Maciel.
Segundo o idealizador do Pegaí Leitura Grátis, Idomar Cerutti, a instalação da Vandinha foi um presente para a população de Ponta Grossa. “A nova estante de disponibilização de leitura cumpre nossos requisitos, pois está instalada em um local de acesso público e com grande circulação de pessoas. A Vandinha vai nos ajudar a cumprir nossa missão: aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”, disse.