27/03/2017
Seu último livro é destaque nas principais livrarias de todo o país, top de venda pela Amazon por cinco vezes, e e em fevereiro constava na lista dos mais resenhados da rede de leitores “Skoob”, sendo o único de literatura nacional. O livro é “Diário de uma escrava”, e a autora é a Rô Mierling. Esta é apenas uma das obras desta escritora, que também é roteirista e antologista.
O Instituto Pegaí Leitura Grátis já apresentou um pouquinho da história desta escritora gaúcha, em um de seus textos que relata situações em que os livros foram determinantes para mudar vidas. “Você não tem ideia do que os livros e a literatura fizeram comigo. Me tiraram da rua e me afastaram das drogas”. Essa é uma das frases que compõe o texto “Rosana e seus livros”, e que relata períodos difíceis de sua infância e adolescência nos quais sofreu maus tratos, abusos, e acabou se envolvendo com as drogas.
Um pouquinho dessa história o Pegaí já compartilhou, mas o relato completo os apreciadores da boa literatura em Ponta Grossa poderão conhecer no próximo dia 6 de julho. Rô Mierling é a convidada e fará parte das comemorações de quatro anos do Pegaí Leitura Grátis no município.
Na ocasião, a escritora ministrará a palestra “Livros: da escuridão à liberdade – uma história de sobrevivência”. Na fase escura os livros eram seu refúgio, e na fase da liberdade, a forma que Rosana encontrou de se expressar com o mundo. E como o seu mundo nunca foi de contos de fadas, suas histórias também não poderiam ser.
Hoje, a escritora é contratada das Editoras Abril e Dark Side Books. Nada melhor para definir o seu estilo literário. Textos reais, e que não foram escritos para agradar os leitores que esperam por finais felizes. A autora opta por textos que chocam, e que fazem seus leitores enxergar o mundo, na sua forma mais cruel.
Histórico literário
Rô Mierling é autora de “Contos e Crônicas do Absurdo”, “Íntimo e Pessoal”, “Quando as Luzes se Apagam”, “Pedaços de Mim” e “Diário de uma Escrava”. Coordenadora em mais de cinquenta coletâneas de contos nas mais diversas temáticas. Com diversos prêmios literários, a autora atua no incentivo da leitura junto a projetos como Pegaí Leitura Grátis. Colunista de narrativas na revista Resonancia (Argentina/França) e cronista na revista Sotaques (Portugal). Residindo em Buenos Aires, a autora colabora junto ao Centro Cultural da Embaixada Brasileira com a divulgação da literatura brasileira.