11/10/2017
Estimular o hábito da leitura em todas as pessoas. Essa é uma das premissas básicas da atuação do Instituto Pegaí Leitura Grátis desde seus primeiros passos em 2013. E nada melhor do que iniciar este estímulo logo cedo, já nos primeiros anos de vida das pessoas. “Além delas poderem aproveitar muito mais das experiências que o universo da leitura pode proporcionar, o hábito pode ir se aperfeiçoando para toda a vida”, justifica o coordenador da proposta, Idomar Augusto Cerutti, contando que pensando neste público específico, de pequenos leitores, que o Pegaí preparou uma programação toda especial de Dia das Crianças.
Além de disponibilizar em suas estantes cinco mil exemplares da edição especial do livro “O Sapo Tonico e sua descoberta” da escritora curitibana Ale Dossena – impressa pelo Pegaí com recursos da campanha ‘Transforme seu cupom em leitura -, serão realizadas outras ações, com este e outros títulos infantis doados ao Pegaí Leitura Grátis.
Uma delas acontece no Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, que será novamente palco de uma Pegada Cultural do Instituto Pegaí, com a parceria da Infraero. No Dia das Crianças, voluntários estarão disponibilizando aos viajantes 500 exemplares d”O Sapo Tonico e a sua descoberta”, e mais 750 gibis educativos da campanha da Shell Brasil com o Instituto Ayrton Senna “Litros por Letras” que foram doados ao Pegaí.
Em Ponta Grossa, ações em prol dos pequenos em algumas localidades, como Nossa Senhora das Graças, Vila São Francisco, Santa Clara, e São Francisco, também contarão com disponibilização do livro da escritora Ale Dossena. Além dos usuais doces, as crianças serão presenteadas com a leitura.
Na Vila Ouro Verde, uma festa que conta com o apoio dos grafiteiros, parceiros do Pegaí, será realizada para comemorar o Dia das Crianças. Na programação, grafitti – é claro-, DJ’s, MC’s, futebol de rua, pintura de rosto e leituras.
Outro local em que será disponibilizada a obra impressa pelo Pegaí é a Cadeia Pública Hildebrando de Souza. No final de semana após o Dia das Crianças os apenados irão receber visita de seus familiares, e aqueles que contam com filhos, poderão “presentea-los” com uma bela história. “É muito difícil os apenados poderem presentear seus filhos com algo. Então essa ação será muito significativa para a família como um todo”, avalia o vice-diretor, Rodrigo Furman.