07/12/2015
O Instituto Pegaí Leitura Grátis realizou no sábado, dia 5 de dezembro, confraternização entre voluntários, parceiros e apoiadores da proposta. Durante o evento, realizado na Sala de Treinamentos do Supermercado Tozetto da Nova Rússia, foram apresentadas as ações realizadas durante todo o ano de 2015. Em todos os meses, diversas ações foram realizadas para expandir e divulgar o Pegaí. O encontro contou com a presença, inusitada, da Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo. “Adoro livros. A Tia Anastácia e a Dona Benta me contam muitas histórias”, disse, ressaltando a importância do Pegaí no município. A Emília, interpretada por Janete Antunes, faz parte do grupo Núcleo de Contadores de Histórias de Ponta Grossa.
Conforme o presidente do Instituto, Idomar Augusto Cerutti, quando começou a “desenhar” o Pegaí, em abril de 2013, não tinha a noção da proporção que ia tomar, com a proposta de democratização da leitura, hoje com números expressivos e a participação de várias pessoas. “Vemos muitos profissionais, empresários, professores, alunos, enfim, muitas pessoas envolvidas na tarefa de levar leitura para quem não tem acesso aos livros”, destaca, agradecendo o comprometimento de todos.
Alguns destes ‘envolvidos’ participaram da confraternização e contaram um pouco de sua história com o Pegaí. O amor pela leitura, a vontade de ajudar o próximo, ajuda para disponibilizar ‘novos mundos’ para aqueles sem muitas oportunidades, ou até, a amizade pelo idealizador da proposta… Não importa o motivo, o que realmente interessa é que um grupo de pessoas está conseguindo mudar a realidade de outras pessoas através da leitura grátis. As ações apresentadas durante o evento demonstraram o resultado positivo das ações de voluntários, parceiros e apoiadores.
Durante o ano mais 24 mil livros passaram a ser disponibilizados aos leitores do Pegaí. Em janeiro, as estantes contabilizavam 29 mil livros, enquanto no início de dezembro, o Instituto já ultrapassava 53 mil livros circulando nas estantes da proposta e nas mãos dos leitores. Este número, conforme Cerutti, representa mais de 20 mil toneladas de livros. O número de estantes, onde os leitores podem emprestar os livros, e de pontos de coleta para devolução e doação, dobraram no município. Enquanto o primeiro passou de 8 para 16, o segundo saltou de 32 para 64.
Além dos números, as parcerias conquistadas ao longo de 2015 foram destaque, tanto para a arrecadação de mais livros – como o Trote Solidário da Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Concerto da Orquestra Sinfônica – como para a disponibilização deles. Destaque para as estantes diferenciadas do Pegaí, como o armário literário do campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa – o ponto de ônibus foi totalmente revitalizado e grafitado -, e o cofre literário disponibilizando livros do Pegaí na Delegacia Regional da Receita Federal em Ponta Grossa. A última estante do ano, esta em local diferenciado, foi montada na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa para atender servidores e apenados.
A participação em eventos, como a Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, o congresso das “Conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e os desafios para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis” realizado pelo Sesi Paraná em Curitiba; além de eventos regionais, como o 1º Comunica Campos Gerais, foram citados também durante a apresentação 2015 do Pegaí.
Toda a apresentação do Pegaí durante o evento você pode acompanhar Aqui