22/05/2017
O Instituto Pegaí Leitura Grátis, bem como seu idealizador, o professor universitário Idomar Augusto Cerutti foram homenageados na última semana. O evento fez parte da abertura da 31ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei. Oito produtores culturais da cidade receberam a premiação, e na categoria literatura, o Pegaí recebeu o Prêmio Anita Philipowski. “Sinto-me muito honrado ao ser lembrado para uma homenagem de literatura. Estendo esta homenagem a todos os voluntários do Pegaí que fazem o trabalho de democratização da leitura acontecer”, agradece Cerutti.
Os Prêmios Culturais 2017 foram indicados e eleitos por votação durante a plenária final da 18ª Conferência Municipal de Cultura. O Pegaí ganhou 17 dos 19 votos de sua categoria. Também receberam a premiação, a artista plástica Lenita Stark, uma das coordenadoras dos Croquis Urbanos com o Prêmio João Pilarski de Artes Visuais, o maestro Jorge Scheffer, pelo projeto Curta Sua Orquestra, recebendo o Prêmio Jacob Holzmann de Música, a
bailarina Fabíola Capri com o Prêmio Emma Sintani de Dança, e o diretor teatral e iluminador Américo Nunes recebeu o Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro.
Outras homenagens como da tradição da cultura circense na cidade, com o Prêmio Roseli do Rocio Manoel de Artes Populares foi entregue para a Família Salgueiro. O Prêmio Especial In Memorian foi destinado à escritora Sônia Ditzel Martelo e o professor e jornalista Rafael Schoenherr recebeu o Mérito Cultural Ribas Silveira, pela ação em prol das políticas públicas culturais.
“A premiação é uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que se empenharam no desenvolvimento cultural de Ponta Grossa”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, que entregou as premiações ao lado da vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt.