23/03/2017
Livros descartados pela Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei devem estar em breve nas mãos dos leitores do Pegaí Leitura Grátis em Ponta Grossa. Voluntárias do Instituto Pegaí estiveram esta semana no local e selecionaram 580 obras das quais estavam sendo doadas pela instituição. Alexandra Schell Bastos, Débora de Fátima Januário, Margot de Oliveira Fonseca, Marina Bilobrovec e Thais Suelen Aparecida Ribeiro colocaram suas máscaras e participaram da seleção que angariou as novidades para o Pegaí.
“Devido à multiplicidade de exemplares, e em alguns casos desatualização e falta de páginas”, bibliotecários separaram alguns títulos e disponibilizaram para a doação. Esta ação faz parte do projeto “Levando pra casa” que dá a possibilidade da população aproveitar os livros da Biblioteca.
Alguns dos livros seguirão da Biblioteca direto para o Hospital de Livros do Instituto Pegaí na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), já que necessitam de reparos antes de alcançar novos leitores. Raridades para o Pegaí também foram encontradas por lá. “Vamos disponibilizar até livros em polonês para leitura”, exulta o coordenador do Pegaí Leitura Grátis, Idomar Augusto Cerutti.
Esta não é a primeira ação da Fundação Municipal de Cultura em prol do Pegaí. “A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Cultura, é uma das parceiras do projeto Pegaí em diversas ações, como na troca de ingressos por livros, cedendo espaços públicos para divulgação e no apoio com a Biblioteca Pública. Só no ano passado foram arrecadados 2.820 livros em concertos do Coro Municipal. Reconhecemos a importância do projeto para toda a cidade de Ponta Grossa e temos a responsabilidade de apoiar de todas as maneiras que estiverem ao nosso alcance”, afirma o presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante.