20/05/2018
Jaguariaíva é o sexto município a receber o projeto Pegaí Leitura Grátis. Na última semana, voluntários foram montar e instalar a primeira estante no Polo UAB mantido pela Prefeitura Municipal, localizado ao lado das antigas instalações do Complexo Matarazzo. “Escolhemos Jaguariaíva para continuarmos a expansão devido a um bom resultado que tivemos no trote solidário realizado no início do ano”, contou o voluntário Albino Szesz Junior, responsável pela ação de arrecadação de mais de mil livros nos 17 polos de Educação à Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), bem como pelo novo ponto de Leitura Grátis.
Além do engajamento para a arrecadação de livros, Jaguariaíva atende aos demais requisitos do Instituto Pegaí para instalação de estantes para a democratização de leitura: ter voluntários engajados e treinados, e local com acesso público, sem restrições. “Além disso, os voluntários do local precisam realizar ações para angariar e motivar doações de livros para manter a estante”, acrescenta o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti.
A primeira voluntária Pegaí do município a se engajar no projeto foi a coordenadora do Polo UAB, Daniele da Silva Pinto Micalowski. “Estamos engajados nessa causa, que com certeza vai gerar muitos frutos e leitores no nosso município”, exultou, animada com a proposta, lembrando da ótima repercussão que ocorreu em Jaguariaíva durante o trote solidário.
O município dos Campos Gerais recebeu estante adquirida com o projeto “Suporte para o Saber”, no qual o Pegaí foi contemplado com recursos da Justiça Federal – Siscopen, e com patrocínio da W3 Indústria Metalúrgica. O Pegaí Leitura Grátis conta com 40 estantes, localizadas em Ponta Grossa, Ipiranga, Castro, Carambeí, Realeza e Jaguariaíva.