15/06/2018
O Pegaí Leitura Grátis segue com sua proposta de expansão tanto em Ponta Grossa quanto no estado do Paraná. Com parceria dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e um de seus coordenadores, o professor Albino Szesz Junior, o Pegaí instalou na última semana nova estante de leitura grátis no município de Campo Largo.
Além de professor, Albino é voluntário do Instituto Pegaí, e estabeleceu como uma de suas tarefas levar a leitura grátis para municípios que contam com polo e que querem receber o Pegaí. Além de Campo Largo, o polo de Jaguariaíva já recebeu o projeto. “O polo se destacou nas doações de livros durante Trote Solidário realizado no início do ano e por isso está recebendo o projeto”, conta o professor, destacando que, além disso, o município deve contar com a disposição de voluntários capacitados para atuar.
Em Campo Largo a voluntária capacitada foi a coordenadora do polo, Claudiane Kupka Pianaro. Ela pretende incentivar a leitura e também novas doações de livros de literatura no seu município. “Doar, devolver e, principalmente, incentivar o acesso aos livros. Isso para nós educadores será gratificante, já que a leitura é imprescindível”, avalia.
Conforme o coordenador do Pegaí Leitura Grátis, Idomar Augusto Cerutti, o Instituto está cumprindo o planejamento estabelecido para 2018. “Estamos executando nosso planejamento: expandir nosso trabalho para outras localidades, dentro dos nossos objetivos e diretrizes”, finaliza.