11/10/2019
A obra “O Marquês de Rabicó” do escritor Monteiro Lobato dá início a série “Aproxima” do Instituto Pegaí Leitura Grátis. O livro será lançado no dia 12 de Outubro para comemorar o Dia das Crianças e marca o lançamento da série. “Estamos lançando a série ‘Aproxima’ para reavivar grandes clássicos da literatura”, explica o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti, destacando que os títulos impressos pelo Pegaí serão aqueles que já estão em domínio público.
Os livros de Monteiro Lobato estão em domínio público desde o início deste ano, que marcou 70 anos de sua morte. “Escolhemos primeiramente um autor nacional para lançarmos nossa série. Mas pretendemos relançar diversos clássicos da literatura mundial”, antecipa Cerutti.
Com a edição Pegaí d“O Marquês de Rabicó”, o Instituto soma 20.000 exemplares de livros impressos somente neste ano. “Com recursos do Programa Nota Paraná com a campanha ‘Transforme seu Cupom em Leitura’ estamos conseguindo ampliar mais rapidamente o acervo de livros disponibilizados”, aponta o coordenador, citando ainda patrocinadores e parceiros.
Após o lançamento, cinco mil exemplares d“O Marquês de Rabicó” devem estar nas estantes do Pegaí espalhadas nos municípios de abrangência. Para quem quiser garantir a leitura “em primeira mão” uma estante será montada no Shopping Palladium em frente a brinquedoteca da Vila Coruja, onde será realizada a cerimônia de lançamento.
Para fazer a edição do clássico lobatiano, o Instituto Pegaí contou com a colaboração do escritor Saulo Adami. Autor de diversos livros, ele chegou para se somar ao time Pegaí de apoiadores. “Desde que comecei a colaborar com o Pegaí, doando livros para ações que hoje atendem vários outros municípios paranaenses, sonhava em poder fazer ‘um pouco além do combinado’ pelos leitores sem livros!”, explicou Adami.
A edição ficou por conta de Saulo Adami, e a ‘nova’ capa d “O Marquês de Rabicó” por conta do designer Victor Matheus da Agência Ade! de Publicidade e Propaganda. “Somente por meio de parcerias que conseguimos viabilizar novos livros para os leitores do Pegaí”, agradece Cerutti.
A nova obra com a marca Pegaí contou ainda com o patrocínio da Huhtamaki do Brasil, do Colégio Sepam e da BV Rede de Postos, e com o apoio da Infraero e da Gráfica iPrint, que realizou a impressão dos exemplares a preço de custo.
Eventos
E quem mora no ‘Monteiro Lobato’ em Ponta Grossa tem prioridade na leitura da obra desse grande autor? Tem sim. Os livros estarão disponíveis para leitura antes do lançamento. Nesta sexta-feira, durante a Festa do Dia das Crianças da Casa da Sopa Mãe da Divina Providência os pequenos já podem se divertir com essa aventura do “Sítio do Picapau Amarelo. O local já conta com estante Pegaí.
Além disso, a obra será apresentada no Museu Campos Gerais durante a abertura da exposição Lobatiando na próxima segunda-feira, dia 14. Ela segue até o dia 7 de dezembro. O Pegaí permanece com estante no local até o final do mês de outubro. Pelo jeito a escolha de Monteiro Lobato não foi a toa…