MENU
Pegaí lança obra de literatura fantástica
01/11/2018

Idomar Augusto Cerutti com a escritora Ana Lúcia Merege e o ilustrador da capa Vilson Gonçalves

“Meu interesse principal é fazer os livros chegarem até as pessoas, e o Pegaí faz isso”, disse a escritora carioca Ana Lúcia Merege durante evento de lançamento de seu livro “Contos Fantásticos de Avós Extraordinários” na noite de quarta-feira na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A obra foi lançada pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis, sem cunho comercial, e já está circulando nas estantes de disponibilização de leitura e nas mãos de novos leitores.

Bibliotecária, mediadora de leitura e escritora, Ana falou do “poder de partilhar histórias”, no seu caso histórias fantásticas. “Ela é um dos principais nomes da literatura fantástica hoje no Brasil”, destacou o professor de Artes da UEPG Vilson Gonçalves. Os dois se conheceram em um grupo de autores de fantasia em 2015, e este ano firmaram parceria com “Contos Fantásticos”. Vilson fez a ilustração da capa do livro. “Fiquei muito honrado de fazer parte deste projeto. Os personagens do livro são maravilhosos e a Ana me deu total liberdade criativa”, contou.

Durante o evento de lançamento, a autora destacou a “oportunidade” de poder lançar mais um livro pelo Pegaí, e agradeceu nova parceria. “Só tenho a agradecer todos os envolvidos, do Pegaí e também da Editora Draco, que entrou com atuação de forma muito generosa, já que não recebeu nada por isso”, agradeceu. “Espero que todos leiam e gostem do meu livro, porque exemplares não vão faltar”, completou, citando a impressão dos 5 mil livros.

Cinco mil exemplares do livro nas estantes do Pegaí, e alguns exemplares disponibilizados em braile. A autora foi surpreendida com a versão exclusiva para deficientes visuais. Ela recebeu das mãos de uma delas, Tamiris Aparecida Sinhuri de Lima. Integrante da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), local onde aconteceu a produção do livro em braile.

Além da versão em braile de seu livro, Ana Lúcia recebeu também o troféu “Semeadora de Livros” das mãos do coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti. Ele ressaltou a força das parcerias que o Pegaí vem construindo. “Quero destacar a força de pessoas unidas com um mesmo objetivo. Neste caso, disseminar conhecimento por meio dos livros. A Ana entendeu a missão do Pegaí de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros, e desde que nos conheceu está somando conosco, mesmo que de longe”, disse em seu discurso.

A publicação do livro contou com o patrocínio da Lavanderia LavCom, AGP Marcas e Patentes e Colégio Sepam.

Veja galeria completa com as fotos aqui.