23/05/2017
“Liberte seu Livro”. Este é o tema da campanha que o Instituto Pegaí Leitura Grátis irá lançar nesta quarta-feira no Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais. Uma parceria com a Infraero permitiu que o Instituto ganhasse espaço no Aeroporto. Agora, além de conhecer o projeto de democratização de leitura com os diversos painéis instalados no local, as milhares de pessoas que passam por lá diariamente poderão doar ou ‘libertar’ seus livros. O lançamento da nova campanha acontece as 9h30.
A campanha ‘Liberte seu Livro’ foi produzida pela Agência Eletricka Klupp, empresa que atua como uma das mantenedoras do Pegaí. Frases como “Dê um novo final ao livro que você leu”, “Não carregue histórias na mala! Deixe elas viajarem com o próximo leitor”,foram espalhadas pelo Aeroporto. “A ideia é que os viajantes que levaram um de seus livros para a viagem, ou os compraram em uma das diversas livrarias dos aeroportos, deixe sua obra para que outras pessoas possam ‘viajar’ com elas”, explica o presidente do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti.
Os livros doados no Aeroporto Afonso Pena serão destinados aos locais em que o Pegaí conta com a disponibilização de livros, incluindo os ambientes prisionais. “Queremos mostrar que uma atitude simples, como doar um livro, pode fazer toda a diferença na vida de um apenado”, destaca Cerutti, lembrando que a leitura de uma obra pode mudar a visão de mundo das pessoas. “Muitos deles estão ávidos por conhecimento e histórias que os projetem para fora de suas celas. E o Pegaí proporciona isso a eles”, completa.
Para o superintendente do Aeroporto, Antonio Felipe, a campanha ‘Liberte seu Livro’ é uma forma de demonstrar a responsabilidade social. “Os livros que você já leu podem ser passados adiante e levar conhecimento às pessoas que não podem adquirir seus próprios livros”, comenta.
O Pegaí já conta com convênios que possibilitam a disponibilização de seus livros dentro de Penitenciária e Cadeia Pública do Estado, mas pretende ampliar a atuação nestes locais. Ao levar livros aos ambientes prisionais conveniados, o Instituto colabora ainda com o projeto de remição pela leitura, no qual o apenado pode diminuir sua pena ao apresentar resenhas de obras literárias presentes na instituição penal.
Hospital de Livros
Além de disponibilizar livros aos apenados, o Instituto Pegaí Leitura Grátis conta com um canteiro de trabalhos na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, onde funciona o Hospital de Livros. Sua missão: “Dar nova oportunidade para livros e pessoas”. Para atuar no Hospital, os apenados se transformaram em restauradores de livros danificados. O Hospital de Livros está em funcionamento desde o mês de junho de 2016.