23/04/2019
O Instituto Pegaí Leitura Grátis continua seu processo de expansão. Nas últimas semanas instalou três novos pontos de disponibilização de livros. Nas região do Santa Mônica e Uvaranas em Ponta Grossa e outra na cidade de São Mateus do Sul, a nona atendida pelo Pegaí no Estado. “Neste momento estamos priorizando cidades pequenas, com menos de 40 mil habitantes”, conta o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti. Com os novos locais, o Instituto totaliza neste mês de abril 54 estantes de Leitura Grátis.
Além de novas estantes, a expansão do Pegaí traz também novos voluntários. “Sempre que levamos nossa proposta a algum novo lugar contamos com voluntários que se responsabilizam e se dedicam a ele. Uma de nossas regras para a expansão, inclusive, é que esses voluntários realizem nossa capacitação”, conta o coordenador, destacando ainda a importância do acesso público dos novos locais em que o Pegaí está chegando: “o local deve ter acesso público, sem barreira física ou social para acesso aos livros”.
Em São Mateus do Sul, a tutora do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Maria Letícia Tomaschitz é que recebeu nova missão. “Eu já conhecia o Pegaí, e agora vou buscar apoio para mantê-lo”, disse, lembrando que foi por meio de uma reportagem veiculada no ‘Bom Dia Paraná’ da RPC que conheceu a proposta de democratização da leitura e “ficou encantada”.
Por lá, a estante do Pegaí foi instalada no local de trabalho da voluntária, o Polo UAB. “É justamente isso que buscamos, aliar o voluntariado as atividades normais das pessoas”, destaca Cerutti. No andar térreo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a estante está localizada em local estratégico do município. “Fica ao lado do Chimarródromo”, destaca Maria Letícia, explicando que este é um local de acesso público onde a população tem água quente disponível para fazer seu chimarrão e ainda conversar com os amigos nas chamadas “rodas de chimarrão da praça”.
Para a nova voluntária, este espaço ajudará na visibilidade do Pegaí Leitura Grátis em São Mateus do Sul. “Isso facilita o acesso aos livros, desperta o interesse das pessoas pela leitura e, consequentemente, pela doação daqueles livros que compramos, lemos e depois esquecemos na estante”, conclui.
Nos demais pontos de disponibilização de leitura em Ponta Grossa, os voluntários também aliaram seu trabalho ao voluntariado. No Santa Mônica, Douglas Camargo atua na Rede Marista Solidariedade, e em Uvaranas na Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o trabalho está sendo realizado pela servidora Roseli Walus Nogueira. “O objetivo é atender mais comunidades. Na Rede Marista,por exemplo, além de beneficiar os alunos, os pais das crianças atendidas podem levar livros para casa”, explicou o coordenador do Pegaí.
Confira alguns registros do Pegaí em São Mateus do Sul