MENU
Pegaí é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2019
05/11/2019

Selo “Finalista do Jabuti 2019” já foi disponibilizado ao Instituto Pegaí Leitura Grátis

Despertar e sustentar o interesse pela leitura. A tradução desta frase para o Instituto Pegaí Leitura Grátis é “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”. E é ‘basicamente’ isto que o Pegaí vem fazendo há mais de seis anos em municípios do Paraná. E é por isso que figura entre os cinco finalistas do eixo Inovação em Fomento à Leitura do maior prêmio literário do país. Ao lado de iniciativas de renome nacional como “Leia para uma criança” do Itaú Social e “Caixa de Cultura” do Sesi São Paulo está o do Pegaí Leitura Grátis entre os finalistas do 61º Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

“Vimos no eixo da inovação uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho para todo o Brasil. Escritores e editoras já estão nos parabenizando e enviando mais livros para doação”, explicou o coordenador, Idomar Augusto Cerutti, citando o grande objetivo da participação: aumentar o acervo do Pegaí. Estar entre os dez finalistas de todo o país já estava de bom tamanho, e a surpresa ao chegar entre os cinco foi grande. O anúncio foi na última semana, no dia 31 de outubro. “Sabemos da importância de nosso trabalho, mas também sabemos o tamanho das demais iniciativas que estão entre os finalistas”, avalia Cerutti.

A intenção de mostrar o Pegaí Leitura Grátis para o país já está garantida. Anualmente o Prêmio Jabuti publica catálogo com seus finalistas. “É uma proposta possível de replicar para continuar despertando e sustentando o interesse pela leitura por aí”, destaca o coordenador, lembrando que o Pegaí já está presente em 14 cidades do Paraná. “Estamos, inclusive, estudando modelos de franquias sociais para expandir mais ainda”, antecipa.

Agora, os voluntários do Instituto Pegaí Leitura Grátis, proposta que nasceu em Ponta Grossa, no interior do Paraná, aguardam ansiosos pelo anúncio final do Prêmio Jabuti. “Estamos sonhando já”, exulta Cerutti.

Sobre o Pegaí

O Pegaí Leitura Grátis é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criada em 2013 na cidade de Ponta Grossa (PR). A proposta é mantida por um grupo de pessoas, apaixonadas por leitura, e que que acredita que os livros não podem ficar guardados, privados de serem lidos. Tem como missão aproximar livros sem leitores de leitores sem livros, assim objetiva incentivar o hábito da leitura, viabilizando e disponibilizando livros para novos leitores em locais de acesso público.

Os livros do Pegaí – doados, adquiridos a preços baixos ou impressos -, são separados e registrados pelos voluntários, e então disponibilizados nas estantes. Os leitores podem emprestar sem a necessidade de cadastro. “Basta encontrar uma estante Pegaí, escolher o título, levar para casa, ler no seu tempo e devolver nos pontos de coleta”, explica seu coordenador. O Pegaí Leitura Grátis conta com dezenas de voluntários, além de diversas empresas e entidades dos mais diversos setores como apoiadores.