MENU
Pegaí da PEPG garante leitura para detentos nas ‘férias’
24/12/2015

Os apenados da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) poderão aproveitar os livros do Pegaí Leitura Grátis durante suas férias escolares. Desde que o Pegaí instalou estantes na instituição, apenados e colaboradores tem a sua disposição centenas de novos títulos para ampliar seus conhecimentos.  Livros do Pegaí foram utilizados também no aprendizado de algumas das pessoas que cumprem sua pena no local e escolheram continuar seus estudos. Isso acontece através de parceria com o Ceebja Professor Odair Pasqualini com a unidade prisional.

Conforme o diretor do Ceebja, Marcos Otávio Lemes, em um período de duas semanas – de 7 a 21 de dezembro – os apenados leram 165 novos livros. Agora, com o recesso escolar que se estende até o dia 19 de fevereiro, serão encaminhados outros 170 títulos para serem lidos por eles. “As obras ficarão nas caixas da escola e permanecerão em rodízio nos 108 cubículos durante o recesso”, explica Lemes. Na Penitenciária há 210 presos em sala de aula e outros 90 nos setores de trabalho que já participam do projeto de leitura.

A estante dos colaboradores também está sendo aproveitada. Para eles, os livros ficam a disposição em uma estante montada no refeitório da Penitenciária. Já foram devolvidos à caixa de coleta 14 títulos. No caso dos livros disponibilizados na estante, o número de leituras não pode ser contabilizada, já que os leitores levam as obras para suas casas e os livros podem circular, mantendo a proposta do Pegaí.