04/08/2015
O presidente do Instituto Pegaí – Leitura Grátis, Idomar Augusto Cerutti, participou na manhã desta terça-feira do V Fórum de Responsabilidade Socioambiental Corporativa que teve como tema Sustentabilidade para a Competitividade. O evento realizado pela Regional Campos Gerais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) abriu a Semana Nacional pela Cidadania e pela Solidariedade na região. Na ocasião o presidente apresentou o “Pegaí – 100% Sustentável”, que segundo Cerutti, é o caminho do Instituto. “Já fazemos diversas ações que visam a sustentabilidade do Pegaí”, afirma, citando os três pilares do desenvolvimento sustentável, o econômico, o social e o ambiental. “O foco social do Instituto, é o que todos já conhecem: a nossa proposta de aproximar livros de leitores. E de toda a comunidade, pois nossas estantes ficam sempre em locais de acesso público”, explica.
Do pilar econômico do Instituto, seu presidente citou os parceiros do Pegaí, que garantem a auto-suficiência da proposta de Leitura Grátis. “Temos uma rede de voluntários, sejam pessoas físicas ou empresas, que nos ajudam a manter o trabalho”, exulta, destacando que o foco é o que cada um pode acrescentar ao Instituto. Todas estas parcerias já garantiram mais de 45 mil livros disponibilizados aos leitores ponta-grossenses provenientes de mais de 130 cidades de todo o mundo.
Da sustentabilidade ambiental, Cerutti destacou as formas como os livros são disponibilizados para seus leitores. Como as estantes que são produzidas de material de reuso, com geladeiras, computadores e até painéis elétricos. “Nossos pontos de coleta também são feitos de reuso, com caixas de frutas”, conta o idealizador da proposta de democratização da leitura, lembrando ainda do objeto que são carregados os livros nas Pegadas Culturais – eventos itinerantes do Pegaí – também feito com caixas de frutas.
A parceria com algumas gráficas foi mostrada aos participantes do Fórum, que já levaram pra casa os marcadores de páginas produzidos por estes parceiros com o ‘resto’ dos papéis utilizados na empresa. “Não gostava de utilizar panfletos para mostrar o Pegaí, pois sempre acabavam no lixo. Com os marcadores apresento a proposta aos leitores e continuo em suas casas, pois mesmo para quem não é adepto à leitura acaba tendo utilidade”, avalia.
O Fórum de Responsabilidade teve ainda palestra ‘Empresário do Terceiro Milênio’ e apresentação dos cases de sustentabilidade da Heineken e do Clube Ponta Lagoa.