06/12/2017
Mais uma parceria firmada e mais benefícios para o Instituto Pegaí Leitura Grátis e os leitores da proposta de democratização de leitura. A empresa “BondeEntrega” vai permitir a ampliação da ‘rota’ em que o Pegaí recebe gratuitamente doações de livros. Hoje, o Instituto conta com cerca de 160 cidades com o transporte de livros doados em cortesia. A nova parceria irá permitir o atendimento em 1.870 cidades brasileiras. “Um aumento bem significativo”, aponta o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti.
Além do aumento de cidades, em mais de um mil delas será possível a coleta de doações diretamente na porta dos doadores. “Isso deve facilitar e estimular muito novas doações”, avalia Cerutti, destacando o fato do doador não precisar levar o material até a transportadora.
Para o empresário da “BondeEntrega”, Leopoldo Suarez Filho, é uma alegria poder fomentar e facilitar o acesso a leitura com esta nova parceria. “Entendo que o Pegaí cria oportunidade de leitura para todos. Não apenas a população menos abastada, que não dispõe de dinheiro para comprar um livro”, destaca. “O Pegaí cria oportunidade de leitura a apressados e atrasados, que nunca tem tempo para passar em uma livraria; cria oportunidade a indecisos, que ao invés de escolher entre diversas classificações e estilos, tem disponíveis estantes com títulos limitados, mas que estão ali para serem lidos; cria oportunidades para crianças, que em lugares pouco convencionais para livros – em mercados, por exemplo, podem escolher e folhear livros que interessem”, explica.
Além de oportunizar o acesso a leitura, Suarez aponta ainda a forma de atuação do Pegaí, como “economia colaborativa”. “O que é muito funcional”, finaliza.