MENU
Obra premiada chega ao Pegaí
28/11/2015

O livro “Imagem Contestada” da jornalista Karina Jans Woitowicz estará em breve nas estantes do Pegaí Leitura Grátis. A autora que conquistou o Prêmio Jabuti 2015, tradicional premiação da literatura brasileira, realizou doação de sua obra ao Pegaí. “A produção de livros precisa estar integrada à preocupação em garantir acesso aos leitores. Neste sentido, o projeto Pegaí oferece uma contribuição incrível para a cidade, ao fazer circular produções de escritores diversos, para todos os públicos e idades, sem qualquer custo”, avalia Karina, destacando que é inquestionável a importância da leitura e a democratização do acesso ao conhecimento.

A jornalista contou ao Pegaí que recebeu com surpresa a notícia da conquista do Prêmio Jabuti. “Representa o reconhecimento pelo trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa e também a seriedade e o apoio da Editora UEPG”, avalia Karina, que é professora da instituição. A autora recebe a premiação, pelo segundo lugar na categoria Comunicação, em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro. “Estaremos lá para comemorar”, exulta.

O livro “Imagem Contestada – a Guerra do Contestada pela escrita do Diário da Tarde (1912 – 1915)”, conforme Capa Livro Imagem ContestadaKarina, é resultado de uma pesquisa de seu mestrado em Ciências da Comunicação na Unisinos/RS, realizado em 2002. “Fiz uma pesquisa em exemplares do jornal Diário da Tarde (o principal jornal do início do século XX no Paraná), que estão disponíveis em microfilme na Biblioteca Pública do Paraná, no período de 1912 a 1916, para verificar a cobertura do jornal sobre a Guerra do Contestado”, explica.

De acordo com a jornalista, a ideia não foi fazer uma análise cronológica ou recuperar o que foi o episódio, mas entender como o jornal construiu esta história, mobilizado pelas forças sociais da época. “Cada capítulo do livro trata de uma temática: a representação dos sertanejos, dos militares, a religiosidade, as questões políticas e econômicas da época, a disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina, entre outros aspectos”, relata.

Karina credita a conquista do Prêmio Jabuti pela utilização de uma fonte incomum para buscar a história. “Acredito que a importância de levantar esta história está em conhecer uma fonte inédita – o jornal – e valorizar uma história ainda pouco conhecida, que teve uma importância comparável à guerra de Canudos”, finaliza.