MENU
No dia das crianças, Pegaí lança “O Marquês de Rabicó”
14/10/2019

O mundo do Sítio do Picapau Amarelo foi o escolhido para dar início a série “Aproxima” lançada pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis no último sábado. A história d“O Marquês de Rabicó” de Monteiro Lobato foi lançada com a marca Pegaí em evento realizado na Vila Coruja Brinquedoteca. Grandes e pequenos leitores puderam acompanhar o lançamento, e já levaram seus exemplares para aproximar-se do mundo fantástico criado por Lobato. Além dessa obra, clássicos da literatura mundial, que já estão em domínio público, devem compor a série especial do Instituto.

Voluntários e parceiros exultaram o lançamento do livro, que, para ser publicado precisou do apoio de diversas instituições. Coordenador do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti agradeceu os diversos “sins” que colaboraram para que mais livros pudessem encher as estantes de leitura grátis espalhadas por aí. “Meu papel é de agradecer todos os que dizem sim para que o Pegaí continue expandindo e alcançando a missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”, disse em seu discurso durante o evento de lançamento, destacando os novos 5 mil exemplares da série “Aproxima”.

Para exemplificar este apoio, Cerutti destacou a parceria de alguns meses com a empresa Huhtamaki do Brasil, que foi uma das patrocinadoras do livro “O Marquês de Rabicó”. “Uma das colaboradoras da Huhtamaki se incomodou com uma situação e resolveu agir”, contou, explicando que a Huhtamaki produz caixas de embalagens a partir de aparas de papel. “No meio destas embalagens há algumas vezes livros de literatura, que estão sendo resgatados e enviados ao Pegaí”, exultou o coordenador, contabilizando 700 livros provenientes desta parceria.

Rute Mika foi a colaboradora “incomodada” com o destino inadequado dos livros. “Nós só temos a agradecer esta parceria com o Pegaí”, disse. Professora e coordenadora pedagógica do ensino fundamental do Colégio Sepam – outra instituição que assina como patrocinadora d“O Marquês de Rabicó”, Juliana Dallarmi Gil destacou o papel importantíssimo dos livros “na formação humana e social” das pessoas. “Além do apoio ao Pegaí na disponibilização de leitura grátis, a professora destacou outra ação do Colégio na qual livros são publicados anualmente. “Temos um projeto literário que estimula a produção dos alunos. No próximo dia 25 de outubro teremos mais um lançamento”, adianta, destacando a preocupação da instituição de ensino quanto a formação de qualidade dos seus alunos. Além da Huhtamaki e do Colégio Sepam, a publicação contou com patrocínio na BV Rede de Postos, e apoio da Infraero, Gráfica IPrint e Ade! Agência de Publicidade e Propaganda.

Aproxima

A série “Aproxima” chegou e já começou a apresentar um novo mundo às crianças. Na última sexta-feira o Instituto Pegaí Leitura Grátis participou de evento do Dia das Crianças na Casa da Sopa Mãe da Divina Providência. E na noite de segunda-feira os participantes que estiveram no lançamento da exposição “Lobatiando” no Museu Campos Gerais puderam ‘conhecer’ a nova obra Pegaí.