22/07/2015
Livros dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo chegam diariamente a Ponta Grossa para fazer parte do acervo do Instituto Pegaí de Leitura Grátis, que aproxima as obras de leitores há dois anos no município. O sucesso é tanto, que as estantes do Pegaí (e a casa dos amantes da proposta) já comportam mais de 40 mil títulos. “Temos que agradecer, pois muitos autores e leitores nos têm contemplado com novas obras”, exulta o idealizador do Instituto, e professor universitário, Idomar Augusto Cerutti. Para que as obras cheguem às mãos de novos leitores em Ponta Grossa, o Pegaí conta com vários colaboradores, entre eles o Expresso Princesa dos Campos.
As unidades da Princesa recebem e transportam os livros doados em outras cidades, trazendo-os até Ponta Grossa. “É uma cortesia que a empresa faz em prol do Pegaí”, explica, agradecido, Cerutti. Desde 2013 já foram transportados mais de 3.000 livros pela Princesa dos Campos, provenientes de São Paulo (SP), Blumenau (SC), e dos municípios paranaenses, Cascavel, Curitiba e Maringá, onde estão localizados os Pontos de Coleta do Instituto. “E em breve teremos novos pontos de coleta, pois a Princesa dos Campos prestará serviço em outras cidades de Santa Catarina, como Florianópolis”, comemora o professor.
Destes três mil livros, o idealizador do Pegaí, cita dois grandes ‘carregamentos’ que recebeu. “Tivemos dois bem significativos de editoras. Uma nos enviou 700 exemplares e a outra 400”, recorda. “Mas semanalmente recebemos no mínimo um pacote com livros”, dispara.
Para Cerutti, essa parceria é muito importante, pois viabiliza a doação de livros de grandes editoras, já que não há o custo de frete. “Sem a parceria da Expresso Princesa dos Campos , o acervo do Instituto seria bem menor. Os livros são pesados, o que deixa o custo do transporte caro”, explica.
Para enviar livros ao Pegaí através da Princesa dos Campos é necessário verificar os endereços dos Pontos de Coleta nos municípios citados. Mais informações em http://www.pegai.info/#pontos-coleta.