MENU
Hospital de Livros oportuniza profissionalização a apenados
09/03/2017
Camila Kluppel e Elis Zanetti, sócias na Agência Eletricka Klupp

Camila Kluppel e Elis Zanetti, sócias na Agência Eletricka Klupp

Mais uma empresa figura entre as mantenedoras do Hospital de Livros do Instituto Pegaí Leitura Grátis na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). A Agência Eletricka Klupp irá atuar na capacitação dos apenados que atuam como restauradores de livros. “Faremos no Hospital de Livros o projeto de responsabilidade social da Agência”, explica uma das proprietárias, Camila Kluppel.

A Agência Eletricka já presta serviço voluntariamente com a produção de todo o material publicitário do Instituto Pegaí. Além disso, cinco dos dez colaboradores da empresa são voluntários da entidade fora do horário de serviço. “Nós estimulamos este trabalho voluntário na empresa e agora vamos estendê-lo”, antecipa Camila. “Além do empreendedorismo econômico, vamos atuar no empreendedorismo social”, complementa Elis Zanetti , sócia de Camila na Eletricka.

Trabalho que hoje é realizado com papel e caneta poderá ser por meio do desenho virtual futuramente

Trabalho que hoje é realizado com papel e caneta poderá ser por meio do desenho virtual futuramente

A proposta é que os colaboradores da Agência Eletricka ensinem os apenados a utilizar programas gráficos, além de algumas noções conceituais de criação publicitária. “Vamos dar nossa contribuição para a sociedade dentro de nossa expertise que é Publicidade e Propaganda”, conta Elis.

A ideia surgiu do trabalho de arte que já vem sendo feito pelos restauradores. Eles produzem algumas capas de livros, de acordo com a necessidade, já que alguns chegam bem deteriorados ao Pegaí. Hoje eles trabalham com papel e caneta, desenhando manualmente as novas capas. “Com este aprendizado eles poderão fazer o layout usando desenhos digitais”, prevê Camila.

Além de colaborar com o funcionamento do Hospital de Livros, o projeto da Agência Eletricka ultrapassa os limites das grades. “O objetivo final é que eles tenham uma oportunidade de trabalho quando eles retornarem para a sociedade”, destaca Camila. “Será uma oportunidade de profissionalização e de ressocialização”, completa Elis.

O Hospital de Livros conta ainda com a Gráfica Iprint, a Unimed Ponta Grossa, e a Virtual Software para Seguros como suas mantenedoras.