MENU
Fórum do Trabalho recebe estante do Pegaí Leitura Grátis
14/04/2018

O Fórum da Justiça do Trabalho de Ponta Grossa é o mais novo local a contar com estante de disponibilização de leitura. Após capacitar alguns servidores, o Instituto Pegaí Leitura Grátis instalou na tarde de sexta-feira mais uma estrutura para que as pessoas possam escolher um livro de seu interesse, ler a seu tempo e realizar a devolução. Este é o 36° local no município a contar com Leitura Grátis por meio do Pegaí.

A juíza diretora do Fórum do Trabalho, Giana Malucelli Tozetto, abriu as portas do seu ambiente de trabalho para democratizar a leitura

“A proposta do Pegaí estimula a descoberta do mundo da leitura e permite que este mundo esteja disponível independentemente da condição financeira de cada indivíduo. Acima de tudo estimula a cooperação e compartilhamento entre os indivíduos da sociedade”, destaca a juíza diretora do Fórum de Ponta Grossa, Giana Malucelli Tozetto, que também passou pelo processo de capacitação de voluntariado do Instituto Pegaí.

A juíza relembra o papel importante que os livros tiveram em sua própria formação. “Minha casa sempre foi um ambiente onde se estimulou a leitura. Meu pai não tinha terceiro grau, mas foi um homem com muito conhecimento adquirido através da leitura e justamente por isto teve um papel inspirador na minha formação”, recorda, destacando que desde cedo foi estimulada a ler livros, revistas, jornais e até enciclopédias. “Com este ambiente de leitura cresci, sonhei profissões e viagens, vi outros mundos e o mesmo mundo por outros olhos”, conta.

Sempre em ambientes nos quais os livros tiveram papel importantíssimo, Giana não hesitou em abrir as portas de seu local de trabalho para o Pegaí disponibilizar Leitura Grátis para todos que por lá passarem.  “Apesar do avanço da comunicação por outros meios, como TV e internet, os livros ainda tem seu encanto, e são ferramentas de promoção da saúde. São estimuladores da criatividade, da imaginação. Ajudam no raciocínio, na assimilação da linguagem, no desenvolvimento do senso critico e proporcionam uma verdadeira viagem. Com livros podemos desestressar, liberar angústia, aquilatar informações, crescer nossas relações”, avalia a juíza diretora. Para ela, a leitura pode ser entretenimento, informação ou entendimento. “E justamente por isto é essencial no desenvolvimento do ser humano saudável”, destaca.

Conforme o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti, o Pegaí está em processo de expansão e pretende levar Leitura Grátis para “todos os cantos da cidade”. “Mas para isso precisamos de pessoas engajadas com a nossa proposta. Pessoas dispostas a serem voluntárias para participar ativamente do processo”, explica, destacando a importância da capacitação.

Além da diretora, as colaboradoras do Fórum da Justiça do Trabalho de Ponta Grossa Fabíola Bittencourt, Fernanda Hilgenberg , Eliane Monica da Silva Ardohain e  Ana Maria Bubiniak realizaram a capacitação do Instituto.

Colaboradoras do Fórum também realizaram a capacitação

Suporte para o Saber

A estante instalada no Fórum do Trabalho de Ponta Grossa é uma das 20 adquiridas com recursos do projeto ‘Suporte para o Saber’, contemplado pela Justiça Federal via Siscopen, que transforma penas em serviços prestados à comunidade. A estante foi produzida e patrocinada pela W3 Indústria Metalúrgica.

Outras cinco estantes do projeto ‘Suporte para o Saber’ foram instaladas no Portal Pegaí, localizado no Supermercado Tozetto da Nova Rússia.