23/02/2016
Poderes sobrenaturais e muito suspense podem ser encontrados no livro da escritora mirim ponta-grossense, Isis Fernandes do Carmo. Aos 14 anos ela já conta com um livro publicado pela Editora Deuses. A primeira parte da trilogia “Energier” já pode ser encontrada nas estantes do Pegaí Leitura Grátis. A autora, estudante do Colégio Santana, acaba de doar cinco exemplares de sua obra à proposta de democratização de leitura. “As pessoas precisam encontrar novas ideias, se deparar com novas opiniões. E a leitura é um elemento muito importante nesse processo”, avalia Isis, ressaltando a importância do Pegaí, já que não são todos os possíveis leitores de uma obra que terão condições financeiras de adquiri-la. “Mas nem por isso eles deixam de precisar dos livros”, destaca.
Isis está com 14 anos, mas foi aos 11 que começou a pensar e trabalhar na ideia de ser escritora. “Até agora eu não sei de onde veio a ideia”, revela, completando que “ela simplesmente veio”. “A partir daí tive que me virar com ela, trabalhá-la, para transformá-la das imagens sem forma que era até então em um enredo e uma mensagem”, explica. E o processo não foi lá muito simples, já que a estudante não era muito fã da matéria Língua Portuguesa na escola. “De uma hora para outra, eu precisava saber sobre técnicas de escrita, regras ortográficas, escolher nomes para os personagens”, relembra.
A escritora mirim conta que recebeu com surpresa o convite da Editora Deuses de publicar o seu livro. “Eu nunca havia sequer pensado em publicar meu livro, mas esse convite me deixou muito feliz”, relata, contando que ao escrever os capítulos de sua obra os postava online. E foi assim que a Editora descobriu o jovem talento. Agora Isis está se dedicando ao segundo livro da trilogia, e já adianta muitas reviravoltas e revelações.
Além de possibilitar aos leitores do Pegaí participar da aventura de “Energier”, sua autora destaca que o Pegaí também atua como forme de divulgação de sua obra. “Os livros não se vendem sozinhos. Por trás da venda, existe todo um esquema de propaganda, de abordagem ao leitor, o que é realmente complicado”, explica. Por isso, Isis agradece ainda mais o Pegaí por “dar espaço” ao seu livro. “A proposta faz com que a minha obra chegue mais facilmente até o público”, avalia, ressaltando que com a disponibilização da leitura o Pegaí está “mudando opiniões, comportamentos, e vidas”.
ENERGIER:
“Cinco adolescentes com estranhos poderes psíquicos aparentemente sem explicação. Cinco vidas cercadas de coincidências enigmáticas. Após serem convocados por uma idosa mal-humorada que parece não revelar tudo o que sabe, eles são levados para uma cidade diferente, uma escola diferente, com pessoas como eles. Cartas chegando com o vento, colares de materiais estranhos e visões sem explicação. Tudo parecia estar casa vez mais misterioso.”