30/06/2016
A parceria do Pegaí Leitura Grátis com a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa está a todo vapor. Os apenados já contam com livros do projeto desde o último ano, e agora também estão colaborando na restauração das obras por meio do Hospital de Livros. O tráfego de livros na instituição é tamanho, que o Pegaí presenteou a Penitenciária com o “Carlito”.
Carlito é como está sendo chamado o carrinho que está ajudando os apenados e os colaboradores da Penitenciária no transporte de livros. Além dos livros, o Carlito leva uma mensagem a todas as galerias e às pessoas que estão dentro delas. A mensagem da Liberdade que elas podem encontrar nas páginas dos livros. E daqui a algum tempo a liberdade das ruas, mas com a consciência de que o esforço que vale é o do trabalho.
O Carlito circula pelos 108 cubículos da PEPG (cada um com quatro apenados) ao menos uma vez por semana, já que os livros são trocados neste período. O Pegaí colabora para esta grande circulação de obras, pois várias editoras e escritores enviam suas obras especialmente para as unidades penais. Com isso, a média de leitura da PEPG já passou das demais unidades.