20/04/2016
Entre um compromisso e outro da pré-produção do longa metragem “Meu nome é Jorge”, o escritor Jorge Luis Martins conversou com o comitê gestor do Pegaí Leitura Grátis para definir os detalhes de sua palestra em Ponta Grossa. O autor do livro de mesmo nome que o longa é o convidado para o evento de três anos do Pegaí em Ponta Grossa. Ele estará no município no próximo dia 7 de julho e realizará palestra no no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa, localizado no Bloco A do Campus Central. O evento comemorativo será aberto ao público. Basta que os interessados adquiram o seu ingresso, e em troca doem um livro para o Pegaí. Já dá para reservar a data. Os ingressos estarão disponíveis no mês de junho para troca.
Além do livro “Meu nome é Jorge”, o escritor conta com outro voltado ao público infantil “O menino da caixa de sapatos”. Ambos contam sua história de vida. Ex-morador de rua, Jorge relata suas dificuldades durante o período. Foram seis anos (dos seus 10 aos 16 anos), de medos e tentações. E depois, a superação. “Quando leem meu livro muitas pessoas acham que é uma história de ficção. Que eu não existo”, conta. “É muito bom poder transmitir esta história para as pessoas. Para mostrar que realmente é possível vencer, mesmo com todas as dificuldades possíveis”, completa.
Para o escritor, o objetivo maior é transmitir seu exemplo de vida para os jovens, que cada vez mais são ‘atraídos’ por drogas, álcool e criminalidade. “Quero acender uma luz de esperança dentro de cada um”, explica, destacando que ninguém que participar do evento sairá da mesma maneira que entrou. “Tenho essa missão”, avalia. Na palestra intitulada “Falando Verdades”, Jorge destaca ainda valores familiares e a importância da educação. “Gosto de ressaltar também que o que diferencia o ser humano, não é a raça, gênero ou religião. É a vontade”, explica.
Além de escritor e palestrante Jorge Luis Martins carrega alguns títulos. O primeiro a se destacar é o de vencedor. Depois desse, vem o de administrador, o de especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil, e outros mais que dão a Jorge o status de referência de superação.