20/04/2022
A Fantástica Fábrica de Livros é uma metáfora que representa o movimento que o Instituto Pegaí Leitura Grátis faz para unir todos os envolvidos na cadeia de produção do livro, imprimindo grandes tiragens e disponibilizando gratuitamente aos seus leitores.
Esta marca simbólica foi criada pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis a fim de representar uma de suas ações mais fantásticas: a impressão de tiragens de livros. É um movimento que fazemos para unir todos os envolvidos na cadeia de produção do livro (indústrias de papel, gráficas, editoras, autores, ilustradores) bem como patrocinadores e voluntários, alcançando como resultado muitos livros à disposição dos nossos leitores.
Desta forma, A Fantástica Fábrica de Livros entra em funcionamento para fabricar milhares de exemplares de livros, histórias para serem saboreadas pelos leitores e disponibilizadas pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis através de seus projetos.
Para entrar em produção, A Fantástica Fábrica de Livros abre as portas a escritores, ilustradores e editoras que queiram disseminar suas produções, sem fins lucrativos, com a exclusiva intenção de fomentar a leitura através do Pegaí Leitura Grátis.
Pontos importantes para as obras serem impressas pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis:
- São aceitas obras de todos os gêneros, para todas as idades, mas temos preferência por literatura infantil e infanto juvenil;
- A obra pode ser inédita ou já ter sido publicada;
- São aceitos apenas livros prontos, já revisados, com ISBN, ficha catalográfica e projeto gráfico completo, isto é, com os arquivos fechados para impressão. Ressaltamos que não somos uma editora, mas um Instituto que visa a união de toda a cadeia produtiva do livro, disponibilizando gratuitamente histórias de qualidade aos leitores;
- Os autores cedem o direito de impressão das tiragens, estes devem ter o aceite de todos os envolvidos (ilustradores, editores, revisores, diagramadores), os quais devem concordar com a impressão da tiragem;
- Também são impressas obras em domínio público, com o apoio de editoras, que fazem novo projeto gráfico;
- As obras passam pela avaliação das histórias por um comitê editorial, balizadas por critérios definidos pelo Grupo Gestor do Instituto Pegaí Leitura Grátis;
- Usualmente as tiragens são de pelo menos 5.000 exemplares.
Escritores interessados em enviar seus livros para avaliação do comitê editorial do Instituto Pegaí Leitura Grátis devem seguir as orientações constantes neste link https://www.pegai.info/blog-pegai/comite-editorial-avalia-originais-para-impressao/.
Uma das etapas é a finalização do processo de impressão dos livros. O vídeo a seguir mostra a finalização de um dos títulos impressos pela Fantástica Fábrica de Livros do Instituto Pegaí Leitura Grátis – Morbit: os detetives monstros.
A Fantástica Fábrica de Livros está em funcionamento desde 2014 e já foram impressos 368.900 exemplares de 65 diferentes títulos.
A seguir, apresentamos uma galeria com as capas dos livros já impressos.