21/01/2015
Texto divulgado pelo portal de notícias da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no dia 21 de janeiro de 2015.
Projeto Pegaí realiza Trote Solidário na UEPG
O projeto “Pegaí – Leitura Grátis” em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Apoio ao Estudante (CAOE) vão realizar um Trote Solidário diferente este ano na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O objetivo é incentivar os novos calouros a doarem livros como romance, aventura, suspense, poesias e drama para o projeto e assim dar nova oportunidade para os livros parados nas estantes, compartilhando-os com novos leitores.
Segundo o coordenador do projeto, Idomar Augusto Cerutti, a ação acontecerá em duas etapas: a primeira nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) durante a matrícula dos alunos na Central de Salas do Campus Uvaranas da UEPG e a segunda etapa, quando as aulas começarem. “Num primeiro momento, a equipe de voluntários do projeto estará presente distribuindo um marcador de página, explicando um pouco do projeto Pegaí e convidando os calouros a participarem do Trote Solidário. Quando as aulas começarem os estudantes terão a oportunidade de demonstrar solidariedade trazendo livros para o projeto”, explica Idomar.
A ação só termina com o início das aulas, quando os voluntários do projeto irão espalhar caixas de coleta pelos campida universidade para receber os livros doados. A voluntária e estudante do último ano de Informática da UEPG, Bianca Perez, é uma das pessoas que vai ajudar nessa missão e acredita que a união do Trote Solidário com o Pegaí dá a oportunidade dos calourous começarem o ano letivo de um jeito diferente, sem falar no incentivo à leitura. “Unir o Trote Solidário ao projeto tira a imagem negativa do trote e traz para os calouros um incentivo a mais na leitura. São muitos calouros entrando nesse mundo universitário que terão a oportunidade de começar com o pé direito, compartilhando leitura, espalhando essa boa ideia e ajudando no crescimento do Pegaí. Espero muitas doações dos meus calouros,“ declara.
O projeto Pegaí – Leitura Grátis é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem o objetivo de aproximar livros e leitores. Desenvolvido em Ponta Grossa desde julho de 2013, o projeto conta com mais de 90 voluntários e já arrecadou e compartilhou com novos leitores mais de 29 mil livros. Atualmente são 32 pontos de coleta espalhados pela cidade e oito Estantes de distribuição de livros permanentes. Os voluntários já receberam livros de mais de 80 cidades brasileiras e 15 estrangeiras.