29/01/2015
Matéria foi divulgada no portal ARede no dia 29 de janeiro de 2015
‘Pegaí’ compartilha 30 mil livros
O projeto ‘Pegaí – Leitura Grátis’ chega, neste mês, à marca de 30 mil livros disponibilizados à comunidade ponta-grossense. Em atividade desde julho de 2013, a iniciativa oferece o empréstimo gratuito e sem cadastro de diversas obras literárias, graças à ação de voluntários e colaboração dos leitores.
Mais de 90 voluntários estão envolvidos no projeto, que tem aproximadamente 32 pontos de coleta (para devolução ou doação de livros) e 12 estantes para empréstimo em locais como supermercados e agência dos Correios. Por meio de doações, o projeto chegou aos 30 mil livros.
O coordenador do Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, acredita que o número é pequeno, considerando que a população da cidade é de mais de 300 mil habitantes. Mas a evolução do projeto é notável. “As pessoas começam a entender que não é um projeto que acaba em um mês. Ele tem ação contínua. Claro que há livros que não voltam. Mas é preciso lembrar que muitas pessoas levam o livro, e emprestam para o parente ou amigo, para depois voltar às nossas estantes”, diz.
O projeto acaba de realizar uma parceria com o Sebo Espaço Cultural da Rua XV de Novembro. Em fevereiro, a loja contará com uma caixa de coleta do Pegaí, recolhendo obras que não estejam sendo comercializadas pelo sebo.
“Eles entendem que o projeto cria leitores, ao invés de prejudicar os negócios. Prova dessa compreensão está no fato de que o Sebo não compra os livros que tenham o carimbo do Projeto”, acrescenta Cerutti. O projeto também já recebeu doações de livros de autores de 90 cidades do Brasil e 16 no exterior.