10/06/2016
O Pegaí Leitura Grátis está sendo disseminado no estado do Rio Grande do Sul. Por meio do escritor gaúcho Jorge Luis Martins, programas e jornais locais vêm ‘explorando’ o projeto que aproxima livros sem leitores de leitores sem livros. O autor do livro “Meu Nome é Jorge” estará em Ponta Grossa entre os dias 6 a 8 de julho. A presença dele se deve ao aniversário de três anos do Pegaí, que o escolheu para vir contar sua história de vida, de superação.
No Programa “Octo”, a apresentadora Carol Anchieta entrevistou Jorge, que contou sobre o funcionamento do Pegaí, o evento comemorativo, o lançamento da 6 edição de seu livro em Ponta Grossa e um pouco de sua história, que os ponta-grossenses poderão conhecer no dia 7 de julho na palestra “Falando Verdades” marcada para às 19 horas no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os ingressos já estão disponíveis, e para adquiri-los é preciso levar para doação um livro de literatura.
Em sua conversa com Carol, Jorge – que foi morador de rua dos 10 aos 16 anos -, diz que muitas destas pessoas que estão na mesma situação em que ele viveu por seis anos de sua vida, querem é dignidade. “Muitas vezes uma doação não é o bastante”, avalia. O carinho, o amor e o afeto foram citados pelo escritor, que não se limitou a dizer que somente as pessoas em situação de rua precisam se sentir acolhidos. “Hoje vemos muitas crianças estão carentes de afeto, mesmo com suas famílias ‘por perto’”, disse.