MENU
Oportunidades para livros e pessoas
25/09/2018

“Dar nova oportunidade para livros e pessoas”. Esta é a missão do Hospital de Livros mantido e idealizado pelo Instituto Pegaí Leitura Grátis na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). Lá, os apenados se transformam em restauradores e fazem os livros reviverem nas mãos de novos leitores. Livros estes que poderiam ter por perto o fim de sua jornada, sem condições de novas leituras. Aí podemos encontrar a nova oportunidade dos livros. De passar por diversos novos leitores, deixando sua mensagem, deixando a sua marca.

A nova oportunidade das pessoas poderia ser daquelas que conseguiram ler o livro restaurado, livro este que pode ser essencial em um momento na vida do leitor, dar esperança, ânimo ou alento. Mas aqui vamos falar da oportunidade de outras pessoas, que também se tornaram leitores, mas não por acaso. Os apenados que atuam no Hospital de Livros agarraram a oportunidade de se transformar em restauradores. Além da atividade contribuir na redução de suas penas, o trabalho lhes trouxe conhecimento, e também a esperança. A restauração não só dos livros, mas de suas vidas além das grades.

O texto publicado no jornal Diário dos Campos na coluna ‘Arte Mista’ mostra um pouco da transformação que citamos acima – apenados para restauradores. ‘OPORTUNIDADE’ foi escrito por um destes restauradores. Wiliam Starke agarrou a sua oportunidade, e hoje mostra para milhares de pessoas outros de seus talentos, resgatados lá no Hospital de Livros. Starke virou ilustrador de livros. E, como mostra o texto, está pensando em fazer um completo, treinando a sua escrita.