14/11/2016
Cadastrado no Programa do Governo Estadual Nota Paraná a menos de um mês, o Instituto Pegaí Leitura Grátis vem recebendo centenas de doações de notas. Para facilitar estas doações, o Instituto começa a deixar em pontos de comércio da cidade, – supermercados, farmácias, restaurantes e afins -, potes para a coleta dos cupons.
Os potes identificam o Pegaí e facilitam as doações, já que o doador não necessita se cadastrar no site do programa para realizar a doação. Basta deixar seu cupom fiscal, sem CPF, nos potes. “Desde que nos cadastramos no ‘Nota Paraná’ já recebemos mais de duas mil doações de cupons”, destaca o presidente do Instituto, Idomar Augusto Cerutti, lembrando que todos eles serão transformados em leitura.
A utilização dos potes em vidro segue os princípios de sustentabilidade do Pegaí, que utiliza materiais de reuso em suas estantes e pontos de coleta de livros. Eles foram conseguidos através de doação de um dos parceiros do Instituto, os Supermercados Tozetto. A arte foi desenhada pelo voluntário Luciano Barbosa e a impressão dos adesivos pela M2 Gráfica Rápida. O presidente do Instituto e o professor Ariangelo Hauer Dias ficaram responsáveis pelo preparo dos potes para receber as notas. “Um trabalho em equipe”.
Antes do cadastro, a manutenção do Pegaí em Ponta Grossa era possível somente graças a parceria de pessoas físicas e jurídicas que colaboravam para a produção de estantes e materiais necessários para o funcionamento da proposta que aproxima livros sem leitores de leitores sem livros. “Agora podemos começar a pensar em expandir nosso trabalho”, antecipa Cerutti.
Parceiros
Se você é empresário e conta com um estabelecimento que pode colaborar na transformação de notas em leitura entre em contato com o Pegaí, através do email contato@pegai.info. O Instituto de Leitura Grátis aguarda seu contato e colaboração.